Costa Rica, região norte e do Bolsão enfrentam bolha de calor com temperaturas próximas a 40°C nesta semana

Termômetros devem registrar entre 35°C e 40°C, com os dias mais quentes previstos para quinta (16) e sexta-feira (17)

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica, região norte e do Bolsão enfrentam bolha de calor com temperaturas próximas a 40°C nesta semana da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Uma bolha de calor, fenômeno meteorológico caracterizado por altas pressões que aprisionam o ar quente, promete elevar as temperaturas na região Norte e do Bolsão, em Mato Grosso do Sul, com destaque para Costa Rica e cidades vizinhas. Segundo a MetSul Meteorologia, os termômetros devem registrar entre 35°C e 40°C, com os dias mais quentes previstos para quinta (16) e sexta-feira (17).

O fenômeno, com centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, também afetará áreas do Norte da Argentina, Uruguai, estados do Sul do Brasil e o interior de São Paulo. A compressão do ar na superfície intensifica o calor, um processo que, segundo especialistas, pode se tornar mais frequente e intenso devido às mudanças climáticas.

Na última semana, Porto Murtinho chegou a registrar 41,8°C, enquanto Costa Rica e cidades do Bolsão devem enfrentar condições semelhantes nos próximos dias. Mesmo com chuvas recentes que trouxeram alívio momentâneo, as temperaturas voltam a subir a partir desta terça-feira (14), intensificando o calor na região.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), para quarta (15) e quinta-feira (16), as temperaturas na região do Bolsão devem variar entre mínimas de 22°C e 25°C e máximas de 35°C. Ventos entre os quadrantes leste e norte, com intensidades de 30-50 km/h e rajadas acima de 50 km/h, são esperados.

Além disso, o calor extremo aumenta o risco de temporais isolados, que podem ocorrer principalmente na segunda metade da semana. Esses eventos, geralmente no fim da tarde ou início da noite, podem trazer chuvas intensas, vendavais e granizo, sendo mais severos em áreas com maior aquecimento e baixa pressão atmosférica.

Fonte: MS Todo Dia

Imagem fmua5jawwti4

Você também pode gostar de ler